Observe que os 4ps representam a visão que a empresa vendedora tem das ferramentas de marketing disponíveis para influenciar compradores. Do ponto de vista da empresa compradora, cada ferramenta de marketing é projetada para oferecer um benefício ao cliente.
Produto
- Variedade de Produtos,
- Qualidade,
- Design,
- Características,
- Nome da Marca,
- Embalagem,
- Tamanhos,
- Serviços,
- Garantias,
- Devoluções
Preço
- Preço de Lista,
- Desconto,
- Concessões,
- Prazos de Pagamento,
- Condições de Pagamento
Praça
- Promoção de Vendas,
- Publicidade,
- Força de Vendas,
- Relações Públicas,
- Marketing Direto
Promoção
- Canais,
- Cobertura,
- Variedade,
- Locais,
- Estoque,
- Transporte
Veja também Os Quatro C’s do Cliente
Robert Lauterborn sugeriu que os 4ps do vendedor correspondam aos 4cs dos clientes.
- Produto = solução para o cliente,
- Preço = custo para o cliente,
- Praça = conveniência
- Promoção = comunicação.
Empresas vencedoras serão as que conseguirem atender às necessidades dos clientes de maneira econômica e conveniente, com comunicação efetiva.