O que é marketing?
Analisar as necessidades e carências humanas.
Criar um produto que satisfaça essas necessidades.
Criar uma forma de transmitir ao consumidor que aquele produto é necessário é perfeito para atender a sua necessidade e desejo.
Disponibilizar esse produto de forma fácil.
Manter o produto no mercado.
Martelar na mente do consumidor aquela marca/produto levando o consumidor a pensar que somente existe aquele produto, ou que aquele produto é único.
Ou
Marketing é o desempenho das atividades comerciais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor (usuário).
Análise, planejamento, implementação e controle de programas destinados a criar, desenvolver e manter trocas de benefício com os compradores alvo a fim de atingir objetivos organizacionais.
Podemos definir marketing como o processo social e gerencial por meio dos quais indivíduos e grupos obtém aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros. Para explicar essa definição, podemos analisar os seguintes termos importantes: necessidades, desejos, demandas, produtos, valor, satisfação, qualidade, troca, transações, relacionamentos, mercados.
O que é marketing digital?
O Marketing Digital pode ser entendido como “todas as atividades mercadológicas que utilizam canais eletrônicos como a internet”.
Peter Druker (um dos maiores pensadores da administração), o qual diz que Marketing é conhecer e compreender o cliente tão bem, que o produto, ou serviço, se ajuste as necessidades dos clientes e se vende por si mesmo, sendo que seu objetivo é tornar a venda supérflua. Ou seja, ao contrario do que muita gente pensa, Marketing não é apenas venda e propaganda, seu universo é muito mais amplo, tem que se fazer um bom trabalho de identificação dessas ?necessidades? (que na maioria das vezes não é tão necessário assim, mas quando o trabalho é bem ?feito?, nós consumidores somos induzidos a achar que o produto ou serviço é IMPRESCINDÍVEL para nossas vidas), desenvolver produtos de qualidade, uma boa definição de seus preços, promoção e a adequada distribuição, tendo como subsidio as ferramentas de marketing disponíveis, os 4ps (produto, preço, praça e promoção), a fim de perseguir seus objetivos no mercado-alvo.
Hoje, no entanto, o foco das empresas não é somente atender apenas os consumidores, mas também analisar os concorrentes, as novas tendências e as instituições do mercado, surgindo assim à orientação para o mercado a qual subsidia a arquitetura de novas estratégias.
Com a popularização da internet, tivemos o surgimento do Marketing Digital (que veio somar esforços), nos trouxe uma nova tendência mercadotológica, que através de sua ampla gama de ferramentas e recursos digitais, estreitando assim, o relacionamento entre empresa e consumidor, estimulando a fidelidade desses consumidores em longo prazo. Contando com o diferencial de uma mídia universal e interativa, ampla abrangência geográfica, disponibilização 24 horas por dia e troca de dados e informações de uma forma intensa.
Com toda essa estrutura do Marketing Eletrônico ou E-marketing, as empresas estão cada vez mais buscando formas de individualizar seus consumidores, passaram a identificar cada pessoa como um foco de atendimento, surgindo assim o ?marketing um a um?.
Com toda essa revolução da internet e as mídias sociais, os 4ps foram ampliados para atender e regir o Marketing Digital, sendo eles os 8Ps (Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão) seriam como um passo a passo contínuo, cíclico, que formam as estratégias de Marketing Digital.
Marketing é uma ferramenta que visa suprir os desejos do consumidor, que através de pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico,as empresas executam estratégias para alcançar os objetivos de atingir lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade.
O marketing digital, web marketing ou e-marketing seria a aplicação das técnicas de marketing para internet e, tem como papel fundamental informar, comunicar, promover e vender produtos ou serviços pela internet, tornando-se assim numa grande ajuda para as empresas que o utilizam.
Acho que a maior diferença entre marketing e marketing digital seria o alcance do mercado e do publico. Marketing tradicional utiliza mídias chamadas de off-line como outdoors, revistas, televisão e outros meios de comunicação de massa para divulgar a comunicação de uma empresa e/ou produto. Esses meios de comunicação têm sempre uma grande audiência, porém não é possível medir o seu retorno de forma efetiva.
O marketing digital tem acesso livre à informação e ferramentas de interação como e-mail, fórum, blogs, sites, celular, TV tendo um maior alcance em suas vendas e lucros.
Veja algumas sites que falam sobre marketing
http://www.significados.com.br/marketing/
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/marketing-686505.shtml
MarketingDigital.com.br Marketing Digital e Empreendedorismo
http://e-marketing-team.blogspot.com.br/2010/05/definicao-de-e-marketing.html
https://sites.google.com/a/eprin.net/ady-costa/a-internet-e-o-markeeting/5-diferencas-entre-markentig-tradicional-e-markenting-virtual
http://www.gestordemarketing.com/profiles/blogs/definicao-de-web-marketing
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