Pequeno dicionário com a explicação simples dos principais comandos em lógica de programação.
Tipos de Dados
- Inteiro %d int – (Ex: 1, -1): Quando se quer armazenas informações numérica de números inteiros positivos ou negativos.
- Real %f float – (Ex: 5.50, 1.57): Quando se quer armazenar informações numéricas que pertençam ao conjunto de números reais, porém nesse caso aceita números decimais.
- Carácter %c char – (Ex: 1, 2, A, B, C): Quando se quer armazenas informações Alfanuméricas porém com esse tipo não se pode realizar operações aritméticas e sim apenas trabalhar informações.
- String %s str (Ex: 1, 2, 3, A, B, C): Em programação e em linguagens formais, uma cadeia de caracteres (também conhecida como samblagem ou string) é uma seqüência ordenada de caracteres (símbolos) escolhidos a partir de um conjunto pré-determinado. Em programação, cada símbolo armazenado na memória é representado por um valor numérico. Uma variável declarada com tipo de dado cadeia geralmente armazena um número pré-determinado de caracteres.
- Lógico – Verdadeiro ou Falso: Do tipo lógico, aceita apenas dois valores, Verdadeiro ou Falso.
Variável
- É um tipo abstrato de dado que é armazenado e pode ser alterado em algum instante no decorrer de um certo tempo durante o processamento de dados no computador.
Constante
- É um tipo abstrato de dado que é armazenado, porém esse dado não pode ser alterado, ou seja, não sobre nenhuma variação no decorrer do tempo.
Identificadores
- São os nomes que damos as variáveis.
Fluxograma
- São formas de expressar a lógica por meio de simbolos.
Pseudocódigo
- Uma forma de imitar a linguagem de programação através de uma linguagem natural.
Algoritmo
- Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
Operadores
- ! – Negação
- ++ – Incremento (Ex: 1++ é igual a 1+1. OBS: x++ pega o valor de x depois incrementa. OBS: ++x Incrementa o valor de X)
- — – Decremento
- && – Operador E ou AND
- || – Operador OU ou OR
- % – mod, ou seja, retorna o resto de uma divisão. (Ex: 4 % 2 == 0)
- +, -, *, / – Operadores aritiméticos
- > – Maior que
- < – Menos que
- >= – Maior ou igual a
- <= – Menor ou igual a
- == Igual a
- = – Atribui um valor a
Estruturas de decisão
- IF (ou SE) – Estrutura lógica de condição. Verifica se um condição é Verdade ou False e toma uma decisão. Se a condição for verdadeira executa um conjunto de instruções, se for falsa executa outro conjunto de instruções.
- Else (Então) – Saída de uma condição IF
- Elseif (Senão SE) – Esturutra lógica de decisão dentro de outra estrutura lógica de decisão
Estruturas de decisão de múltipla escolha
- Switch (significa escolha) – Avalia o valor da variável X e caso X seja igual ao valor 1 executa instrução 1, se for igual ao valor 2 executa instrução 2, se for igual ao valor 3 executa instrução 3, e assim sucessivamente.
Exemplo usando linguagem C procedural:
#include<stdio.h> #include <stdlib.h> main(){ int op; printf("\tEscolha a opcao:\n"); printf("1: opcao 1\n"); printf("2: opcao 2\n"); printf("3: opcao 3\n"); scanf("%d",&op); switch (op){ case 1: printf("opcao 1\n"); break; case 2: printf("opcao 2\n"); break; case 3: printf("opcao 3\n"); break; default: printf("opcao incorreta\n"); break; } system("pause"); }
Os laços em linguagem de programação – Laços significam repetição.
- while (laço enquanto) – Enquanto uma condição for verdade continua repetindo a instrução.
Exemplo:
#include<stdio.h> #include <stdlib.h> main(){ int op; while(1){ printf("\tEscolha a opcao:\n"); printf("1: opcao 1\n"); printf("2: opcao 2\n"); printf("3: opcao 3\n"); scanf("%d",&op); switch (op){ case 1: printf("opcao 1\n"); break; case 2: printf("opcao 2\n"); break; case 3: printf("opcao 3\n"); break; default: printf("opcao incorreta\n"); break; } } system("pause"); }
- do while (laço repita) – Repita uma instrução até que uma condição definida no final do laço do seja verdade.
Exemplo:
#include<stdio.h> #include<stdlib.h> main(){ int i=0; printf("Sequencia de numeros de 1 a 10\n\n"); do{ printf(" %d ",i); i++; } while(i<10); printf("\n\n"); system("pause"); }
- for (laço para) – Esse laço contem uma condição inicial, uma condição final e um passo.
Veja um exemplo de escrita para contagem de números de 1 a 10:
#include<stdio.h> #include<stdlib.h> main(){ int i=0; printf("Sequencia de numeros de 1 a 10\n\n"); for(i>0; i<=10; i++){ printf(" %d ",i); } printf("\n\n"); system("pause"); }
Observe que nesse exemplo acima nós temos uma condição inicial (i>0), uma condição final (i<=10) e um passo (i++).
pra mim que estou comessando posso diser que esta e uma otima ferramenta pra consepção da linguagem c
Olá, estou a procura de uma lista de todo os comandos com explicação do que cada comando faz, se tive algo parecido por favor me avise.obg
Parabéns! Ótima publicação!
Excelente publicação, bastante exclarecedor!