Linked Server

Como consultar se existem Linked Server no meu Banco

A query abaixa faz uma consulta que retorna se existem Linked Server criandos em um banco de dados.
select * from sys.servers

Como criar um Linked Server

Linked Server permite criar um link que permite acessar dados de outro SQL Server usando o SQL Server Management Studio ou o Transact-SQL. Criar um servidor vinculado permite trabalhar com dados de várias origens. O servidor vinculado não precisa ser outra instância do SQL Server, mas esse é um cenário comum. Criar um conexão para acessar de outros servidor não é uma tarefa difícil, você pode fazê-lo de duas formas, pelo SQL Manegemente Studio ou via instrução T-SQL. Nesse exemplo vamos criar uma conexão com uma outra instância SQL Server.

Como criar um Linked Server via SQL Manegemente Studio

Abra o seu SQL Manegemente Studio, na janela "Pesquisar de Objetos (ou Object Exlorer em inglês)" navegue até a opção "Servidores Vinculados (ou Linked Servers em inglês)". linked server 1 Clique com o Botão direito em "Servidores Vinculados" e depois clique em "Novo Servidor Vinculado". linked server 2   Irá abrir uma janela de propriedades "Novo Servidor Vinculado" onde você irá criar a conexão.
  • Na guia Geral, no campo Servidor Vinculado, insira a instância da conexão
  • Em Tipo de Servidor escolha o tipo correto, no nosso exemplo iremos escolher SQL Server pois iremos conectar a um banco SQL Server. Se você deseja conectar a um outro tipo de banco, recomendo ler a documentação em Microsoft SQL Server
linked server 3 Na guia Segurança, insira os dados de Logon User e Senha linked server 4  

Testando a conexão Linked Server

Se você desejar, pode realizar um teste de conexão clicando com o botão direito na conexão que você acabou de criar, opção "Testar Conexão" linked server 5 Fim, é isso mesmo! Muito fácil. Assim que concluir, navegue na nova conexão para ver os bancos existentes.

Fazendo um Select para testar a Conexão Linked Server

Você pode fazer uma consulta a um banco Linked Server da seguinte forma:
select * from [172.16.2.12].[master].[dbo].[FotoAluno]

Explicando

select * --Instrução Select
from --Tabela a ser consultada
[172.16.2.12]. --Instância a ser consultada
[master]. --Nome do Banco a ser consultado
[dbo].[FotoAluno] --Nome da Tabela a ser consultada
Se você deseja ver mais sobre Linked Server, como criar um Linked Server via  T-SQL, como se conexar a outros bancos, recomenda ler os seguintes artigos:

Loading