Home » Loja Virtual Ecommerce » Qual melhor sistema de Loja Virtual E-Commerce

Qual melhor sistema de Loja Virtual E-Commerce

ecommerce

ecommerce

O comércio eletrônico no Brasil segue crescendo a cada ano, segundo dados do ecommerce.org o comércio eletrônico movimentou 20Bi somente em 2011 segundo dados publicados no Estadão o comércio eletrônico movimentou em 2012 cerca de R$ 22 Bilhões. Muitos empresários aderiram ao comércio eletrônico e muitos outros ainda estão aderindo.

Uma das maiores dificuldades que o empresário enfrenta é a escolha de um sistema adequado para publicar e vender os seus produtos na internet. Montar um sistema de loja virtual do zero (ou seja, um sistema personalizado montado por uma equipe especializada a partir do zero) não é tão barato, isso acaba levando muitos empresários a contratar sistemas de loja virtual pronta.

Existem muitas empresas que alugam sistemas de loja virtual pronta, de fácil configuração e utilização. Esse tipo de solução parece ser perfeita, tendo em vista que o empresário não terá muito trabalho para configurar a loja e não levará muito tempo para disponibilizar seus produtos na internet, além do custo que é relativamente baixo.

Mas nem tudo e perfeito.

Em meus anos de trabalho com e-commerce já trabalhei com vários sistemas de loja virtual pronta (DotStore, LojaMestre, TraySistems, Sis E-Commerce entre outras) e em minha experiência notei três grandes principais problemas nos sistemas de loja virtual pronta:

  • Sistema limitado, engessado: Quando precisamos realizar algumas customizações no sistema, simplesmente não é liberado e temos que nos contentar com as ferramentas que eles disponibilizam. Vou contar uma experiência que tive. Uma vez um cliente pediu para que eu realizasse o bloqueio da loja para outros países, deixando livre apenas para o Brasil. A loja estava na plataforma DotStore, e foi um pesadelo! A terefa era simples, porém as limitações imposta pela DotStore nos impediram de realizar essa simples tarefa. No final das contas, a cliente cancelou a loja com a DotStore e me pediu para montar uma loja para ela. Montei a loja para ela usando sistema OpenCart, personalizei a loja e o bloqueio para outros países foi realizado.
  • Instabilidade: Geralmente, os sistemas de loja virtual usam o mesmo servidor e o um banco de dados compartilhado, isso acaba gerando muitos problemas de instabilidade.
  • Suporte: Em alguns casos o suporte técnico é demorado, burocrático e ineficiente.

Sistemas de Loja Virtual OpenSource (código fonte aberto)

Outra solução bem bacana, e que recomendo, é a utilização de sistemas de loja virtual open source. Nesse caso é necessário alguém com conhecimento para configurar o sistema. Já testei algums sistemas de loja virtual open source, e entre eles destaco três:

OpenCart

A vantagem do OpenCart é que ele é um sistema bem leve não deixando nada a desejar. Conta com um painel de configuração com todas as ferramentas necessárias para você criar um ecommerce poderoso, diversificado e leve. Pode ser usado para qualquer tipo de loja virtual.

Atualmente adotei o OpenCart como sistema padrão para desenvolver meus projetos de Ecommerce.

Magento

Plataforma muito boa e robusta, conta com uma comunidade com inúmeros plugins e módulos de configuração que permite você personalizar sua loja de acordo com sua necessidade. O ponto negativo é que devido a quantidade de ferramentas o sistema é um pouco pesado e muito complexo.

VirtueMart

Esse sistema de loja virtual é um componente do Joomla. Essa solução é recomendada para quem deseja montar um portal com loja virtual integrada.

Veja também: Qual melhor sistema de E-commerce OpenSource

É importante enfatizar que a montagem da loja virtual é um passo importantíssimo para o sucesso do seu negócio, não monte um Loja Virtual “meia boca” de qualquer jeito. Dedique-se em montar uma loja virtual bem bacana, mesmo que que para isso você demore mais tempo. Sua nova loja precisa, pelo menos reunir a qualificações abaixo:

  • Layout agradável
  • Fácil navegabilidade
  • Rápido acesso (uma loja que não demora a carregar)
  • Algum tipo de segurança (pelo menos o certificado SSL)
  • Banners com Promoções
  • Variadas formas de pagamento

Esses são somente alguns dos requisitos para um bom sistema de Loja Virtual.

Já montei minha loja virtual, agora como faço a minha loja virtual vender?

A escolha de um bom sistema de Loja Virtual é apenas a primeira parte do trabalho, o segundo passo é fazer fazer a sua loja virtual vender. Veja na continuação desse post uma matéria sobre “Como fazer minha loja virtual vender

Fabio Bmed é Analista de Sistemas. Desde 2006 trabalha com E-commerce. Hoje presta consultoria para empresas e gerencia algumas Lojas Virtuais. Se você precisa de serviços de Loja Virtual entre em contato comigo através do formulário de contato.

Total Views: 928 ,

32 comentários

  1. Danillo Guimarães

    Em primeiro lugar parabéns pelo site! =)
    Gostaria de saber sua opinião pessoal sobre o Magento vs OpenCart.
    Estou planejando uma loja virtual de roupas (camisetas) e estou a procura de um sistema que não seja tão difícil de customizar e também que seja completo sem ser tão complexo. rs
    Gostaria de saber se é possível editar(personalizar) a parte do pagamento em ambos, pois quando utilizei o Magento uma vez achei muito longa essa parte e acho que alguns clientes não gostam disso…
    O que você me diz…?! =)

    Desde já agradeço sua ajuda!

  2. BOM DIA FABIO, ESTOU ATUALMENTE COM MINHA LOJA http://WWW.UNIAOMAGAZINE.COM.BR HOSPEDADO NA UOLHOST COM MAGENTO, POREM TEM MUITAS LIMITAÇÕES IMPOSTA PELA UOLHOST, COMO ATE HOJE NÃO CONSEGUIR MONTAR UMA TABELA DE FRETE POR TRANSPORTADORA RESOLVIR MUDAR PARA O SIS.ECOMMERCE DA SOLUÇÕES.NET O QUE VOCE TERIA PARA ACRESENTAR EM MINHA MUDANÇA? CORDIALMENTE,

    • Olá Márcio, desculpe a demora em responder, vi somente hoje o seu comentário.

      Sobre sua dúvida, você no começo usava magento, o magento é um sistema de loja virtual muito completo e por conta disso acaba ficando muito pesado e um pouco difícil de customizar, é preciso ter bastante conhecimento para trabalhar nele. Sobre as limitações imposta pela UOLHOST, realmente, existe algumas configurações que precisar ser configuradas no servidor para que rode tranquilamente, o ideal era que você pegasse um host apache com cpanel e que lhe desse um suporte mais personalizado e menos restrito. Quando eu usava magento precisei realizar várias configurações no servidor, porém não tive problemas quanto a isso, pois eu tenho um servidor (trabalho com host) e tenho acesso praticamente full aos recursos.

      Sobre sua migração para a SIS.ECOMMERCE, não vou dizer que foi uma péssima escolha, porém geralmente sistemas como o da SIS.ECOMMERCE são engessados, ou seja, você não tera muita liberdade de realizar customizações no núcleo da loja e o acesso ao código fonte é bem restrito. Agora se você não pretende fazer alterações na loja, acho que foi uma boa escolha.

      Agora, caso você necessite realizar alterações na loja para que se adeque a sua necessidade, recomendo que pegue um ecommerce de código aberto. Se preferir posso lhe ajudar nessa questão, trabalhamos com Ecommerce de código aberto que nos da a possibilidade de realizar qualquer tipo de ajuste e customizações no Loja Virtual.

      Abraços.

  3. sr fabio, existe algum sistema indicado para site para fazer orçamentos
    por exemplo:
    cadastro varias empresas de um ramo especifico( neste caso decoração) cada empresa terá um login para adicionar seus produtos ao site, com preços informações , etc
    depois os usuários que acessarem o site poderão buscar os produtos cadastrados para comparar os preços
    sera que eu posso usar o magento para este serviço.
    obrigado por sua atenção.

    • Bom dia Sergio,
      Acho que o magento não irá lhe atender. Na questão do cadastro, até da para criar vários usuários (empresas) com privilégios de acesso para cadastrar produtos, o problema é que não existe um critério no sistema que vincule o ID do usuário aos produtos cadastrados, ou seja, todos os usuários verão todos os produtos cadastrados na loja, não existe um filtro que diga que o produto X esta vinculado ao usuário Y e somente ele pode ver esses produtos.

      Você pode usar magento ou opencart, porém terá que criar essa função no sistema.

  4. Ola Fabio,
    atualmente com a loja em oscommerce que é uma plataforma desatualizada.
    Tenho muito problema em fazer atualizações e o site continua vulneravel .
    A questão é que fiz muitas customizações.
    Qual e-commerce que vc recomenda ?
    obrigado pela ajuda.

    • Olá Nelson, desculpe mesmo pela demora em responder, vi somente agora sua pergunta.

      Olha, atualmente estou recomendando OPENCART, esse problema de atualização por exemplo, com OPENCART você não terá. O OPENCART tem uma ferramente chamada VQMOD (a única loja que conheço até agora que tem essa ferramenta), essa ferramenta permite que você fazer customizações na loja sem alterar o núcleo, sendo assim todas as vezes que você atualizar, você não irá perder as customizações.

      Abraços.

  5. Boa tarde,Fábio

    Eu já trabalho com vendas de sapatos porta a porta,estou estudando a possibilidade de abrir uma loja virtual.Estou olhando a plataforma magento que me indicaram.O que vc acha? Quanto fica em média uma boa loja virtual? Qual empresa me indicaria?
    Atenciosamente

    Giovania

    • Olá Giovana, parabéns pela iniciativa, uma loja virtual de sapatos é uma boa ideia.

      QUAL LOJA RECOMENDO
      Sobre magento, eu já trabalhei um bom tempo com ele, é um sistema muito bom, porém hoje eu adotei o OPENCART como minha plataforma de desenvolvimento (veja um exemplo de trabalho que fiz usando OPENCART: http://www.marmiquent.com.br/loja). Porem eu recomendo o OPENCART, ele dispõe de vários recursos excelente, entre eles o VQMOD que permite você fazer ajustes na loja sem alterar o núcleo do sistema, sendo assim as atualizações de versões podem ser realizadas sem você perder as customizações na loja, e isso é ótimo! A estrutura do OPENCART também é bem mais leve e organizada (MVCL), os arquivos são mais práticos para customizações, até o cache do OPENCART acho melhor que do MAGENTO. Tive muitos problemas com o MAGENTO, já com OPENCART nunca tive qualquer tipo de problemas.

      SOBRE VALORES
      Os valores podem variar muito de empresa para empresa, e também do que você ira fazer na loja, não existe um preço padrão. Por exemplo, a LayouteCia da DotSotre cobra uns R$7.000,00 por um layout completo para Loja Virtual, por outro lado se você entrar em sites com templates prontos para Lojas Virtuais você pode encontrar Ótimos modelos por um preço em torno de $25.00.

      O que posso dizer é o seguinte, se você não entende de Design e Programação recomendo que você utilize sistemas Prontos (Tray, Sis-Commerce, DotStore, etc), pois a loja já vem praticamente pronta. A desvantagem do sistema pronto é que eles são muito engessados (ou seja, você não consegue alterar nada além do layout), a outra coisa esta ligada ao domínio, geralmente essas lojas não são instaladas em um domínio próprio, ou seja, todas elas são compartilhadas (ex: se você contrata uma loja na dot, a URL real da sua loja será dotstore.com.br/sua_loja ao invés de http://www.sualoja.com.br/produtos), isso atrapalha muito na OTIMIZAÇÃO.

      IMPORTANTE
      Agora, se você tem um dinheirinho para investir, é melhor contratar uma empresa ou um profissional para montar essa loja para você, você só diz como deseja a loja e o profissional transforma sua imaginação em algo real e visível, sem falar no suporte e consultoria que você irá precisar nessa nova empreitada.

      EMPRESA PARA RECOMENDAR
      Montar Loja Virtual qualquer um pode montar, mas montar uma loja virtual de sucesso precisa ser com as pessoas certas. Uma bom loja virtual irá precisar no mínimo de um bom DESIGN, PROGRAMAÇÃO para customizar ou criar alguma ferramenta, e um trabalho constante de WEBMARKETING para DIVULGAR e OTIMIZAR sua Loja Virtual na Internet.

  6. Oi Fábio, td bom!
    Qual sua opinião sobre o Prestashop? Ele é melhor que o Opencart? Porque estou achando um pesado… desenvolvi uma loja na versão 1.5.4 com theme personalizado para uma cliente e não para de dar erro!
    O Vqmod tem apresentado erros muito toscos, principalmente no formulário de cadastro de cliente.
    A versão 1.5.3 tava melhor que essa… Aguardo teu apoio!!!

    Abraço, Priscila

    P.S Que blog ótimo, parabéns. Já tá nos favoritos.

  7. Boa noite

    Instalei o opencart 1.5.6, porem uso a Uolhost e não consigo enviar e-mails, nem receber pelo formulário de contatos.

    Poderia me ajudar?

    Grato

    • Olá Danilo, desculpe a demora em responder.
      Deve ser alguma coisa de configuração. O ideal é ver como funciona a função mail da UOL host, ou seja, qual são os parâmetros deles para depois verificar no open cart se esta tudo correto ou se da suporte a padrão de envio do OpenCart.

  8. Gostaria de saber o preço de um sistema e-commerce para uma loja de eletrônicos, pode ser em magento ou opencart, e qual erp seria melhor para integração, agradeço.

  9. olá estou querendo abrir uma loja virtual
    queria um sistema que ja tenha templates prontos e que seja facil de mecher
    estou pensando em egar o Uol Host mas estou na duvida se ele tem template e se ele é bom
    aguardo respostas obrigado 🙂

    • Bom dia Erick, a escolha de um sistema de ecommerce realmente é sempre difícil pois depende de um séria de fatores.
      Recomendo você procurar sistemas que te dão um test drive grátis, 07 dias grátis, ou coisas assim, para que você teste o sistema e escolha aquele me lhe agradar mais.

      Abraço.

  10. Eu possuo dois blogs hospedados na Hostgator e estou pensando em montar mais de uma loja virtual, pretendo utilizar o Opencart para ambas. Sabe se é possível eu hospedar as lojas virtuais no mesmo plano de hospedagem que hospedo meus dois blogs? Pois pretendo contratar o certificado SSL para ambas as lojas virtuais, e dizem por ai que o certificado só pode ser instalado no domínio principal, no caso é um blog meu, se isso for verdade, terei que movimentar os domínios e fazer as alterações, dará trabalho.
    Acho que isto pode complicar para quem quer ter mais de uma loja virtual com ambos certificados SSL na mesma hospedagem, bom, tenho muito o que aprender e posso estar errado.
    Pode me ajudar?
    Desde já agradeço.

  11. Boa noite,

    Estou interessado em montar uma loja virtual. Poderia me auxiliar!

    Contato: ****************

    Aguardo retorno,

    Grato.

  12. Boa noite Fábio
    estou montando uma loja para venda de produtos personalizados e gostaria de algo parecido com este site… (www.uprint.com.br). Mas vou ter outros tipos de produtos também!!!
    vc poderia me dar uma idéia de custo para vc desenvolver o site para mim?

    Obrigado

  13. Olá Fabio,

    Já possuo uma loja virtual, mas estou procurando uma nova plataforma para a minha loja virtual.Estive olhando a Tray, Dotstore entre outras o que acha delas?
    E quais seriam as dicas que você poderia estar me dando em relação a mudança de plataforma, o que tenho que ficar atento e como fazer para não perder a indexação do google?

    Obrigado.

    • Olá Fernando,
      Realmente a maior preocupação é com relação a indexação,
      Você pode criar URL iguais ou criar redirecionamentos através do arquivos .htaccess
      Não sei qual é o seu nível ou se tem alguém para lhe auxiliar, mas todo processo de migração é trabalhoso e existe atenção para não perder vendas e posição no google.

  14. Caro Fábio, tudo bem.

    Parabéns pelo trabalho.

    Pretendo abrir uma loja virtual no segmento de venda de roupas e acessórios
    Pesquisando encontrei algumas, exemplo: Tray, Sis-Commerce, DotStore, UolHost, Iluria
    Por favor para um iniciante no ramo, das plataformas acima qual você acha mais adequada para iniciar ?
    Ou indicaria alguma outra ?
    Desde já agradeço sua atenção e orientação.
    Cordialmente David

  15. Olá Fábio Boa tarde

    Li sua sugestões e fiquei curioso pela indicação da plataforma OPENCART, eu tenho duas loja, sendo uma em opencart http://www.mcbrasil.com e outra na plataforma magento http://www.brasil4rodas.com, porém, sou parceiro da B2W e a opencart não conversa com o sistema do markentplace da b2w, eu também gosto muito mais da opencart, inclusive tenho uma loja que foi feita do zero com plataforma propria http://www.apreferida.com e quero mudar para magento ou opencart o que vc me sugere? tem como enviar o cadastro de produto integrando via API para a B2W?
    Muito obrigado
    mcbrasil

Deixe uma resposta