Origem da UML – Evolução das metodologias OO rumo a criação da UML

Origem da UML – Evolução das metodologias OO rumo a criação da UML

origem-da-uml

Origem da UML

A orientação a objetos tem sua origem nos anos 60 na Noruega, com Kristen Nygaard e Ole-Johan Dahl, no Centro Norueguês de Computação. Através da linguagem Simula 67, foram introduzidos os conceitos de classe e herança.

Alan Kay começou a programar em Simula depois de conhecer um inovador programa chamado Sketchpad. Sketchpad foi um editor gráfico desenvolvido por Ivan Sutherland, no MIT, em 1963.

No outono de 1968, Kay teve o seu primeiro encontro com Seymour Papert, no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT, e ficou interessado na linguagem Logo.

Fonte: http://www.webgoal.com.br/origem-da-orientacao-a-objetos/

As raízes da engenharia de software orientada por objetos podem ser encontradas num trabalho desenvolvido na linguagem Simula em finais dos anos 1960, que estava vocacionada para a implementação de sistemas de simulação.

Desde o início dos anos 1970 que três ideias independentes ganharam importância, com o objetivo de facilitar todo o processo de desenvolvimento de software, e que em última análise estão na base da estrutura de conceitos do paradigma da orientação por objetos:

  • Encapsulamento de informação,
  • Reutilização de código, e
  • Visão do mundo (e posterior modelação) segundo um conjunto de objetos, e não segundo uma perspectiva funcional.
VEJA TAMBÉM  Como bloquear acesso de um site para outros países

Estes três conceitos estão na base da primeira linguagem classificada como verdadeiramente suportando este paradigma, a linguagem Smalltalk (Goldberg, 1989), criada nos laboratórios PARC da Xerox Smalltalk (Goldberg, 1989), criada nos laboratórios PARC da Xerox.

No entanto, e até meados da década de 1980, a maioria das iniciativas relacionadas com o paradigma da orientação por objetos situava-se ao nível da programação.

Fonte: http://www.di.ubi.pt

1980 – Grady BOOCH/OMT – Surge Método para análise / desenvolvimento com receptividade pelo usuário.

1994 – Tentativa de padronização dos métodos de OO

1995 – Integração do Método OSE- Criação linguagem de modelagem unificada para sistemas complexos e de missão crítica para qualquer tipo de aplicação em tempo real, cliente-servidor ou outros tipos de softwares padrão.

VEJA TAMBÉM  Banco de Dados Não Relacionais NoSQL

A UML tem origem na compilação das “melhores práticas de engenharia” que provaram ter sucesso na modelagem de sistemas grandes e complexos. Sucedeu aos conceitos de Booch, OMT (Rumbaugh) e OOSE (Jacobson) fundindo-os numa única linguagem de modelagem comum e largamente utilizada.

A UML pretende ser a linguagem de modelagem padrão para modelar sistemas concorrentes e distribuídos.

A UML ainda não é um padrão da indústria, mas esse objetivo está a tomar forma pelo Object Management Group (OMG). O OMG pediu informação acerca de metodologias orientadas a objetos que pudessem criar uma linguagem rigorosa de modelagem de software. Muitos líderes da indústria responderam na esperança de ajudar a criar o padrão.

Os esforços para a criação da UML tiveram início em outubro de 1994, quando Rumbaugh se juntou a Booch na Rational. Com o objetivo de unificar os métodos Booch e OMT, decorrido um ano de trabalho, foi lançado, em outubro de 1995, o esboço da versão 0.8 do Unified Process – Processo Unificado (como era conhecido). Nesta mesma época,Jacobson se associou à Rational e o escopo do projeto da UML foi expandido para incorporar o método OOSE. Nasceu então, em junho de 1996, a versão 0.9 da UML.
Finalmente em 1997, a UML foi aprovada como padrão pelo OMG (Object Management Group), um consórcio internacional de empresas que define e ratifica padrões na área de Orientação a Objetos.

VEJA TAMBÉM  SQL Instruções TC (Transaction Control), COMMIT ROLLBACK, SAVEPOINT

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/UML

Veja mais sobre Booch, Rumbaugh e Jacobson

Loading

Publicação Criada em: setembro 16, 2013
Sem atualizações registradas.

1 comentário em “Origem da UML – Evolução das metodologias OO rumo a criação da UML”

Deixe um comentário

Índice