Introdução ao Roblox Studio PARTE 1 – PRIMEIROS PASSOS
PARTE 1 - PRIMEIROS PASSOS
Neste curso, você explorará os fundamentos do Roblox Studio criando um jogo de plataforma simples. No Roblox, um jogo de plataforma é frequentemente chamado de obby (pista de obstáculos). Os jogadores têm que chegar ao final do nível saltando de um lugar para outro, evitando obstáculos e abrindo brechas traiçoeiras. https://www.youtube.com/watch?v=Qexp378H60Y

Iniciando um Novo Projeto
Se você ainda não instalou o Roblox Studio, siga as instruções de configuração rápida aqui . https://youtu.be/a9AM9c9wUQU- No Roblox Studio, clique no botão Novo no canto superior esquerdo ou pressione Ctrl/ ⌘-N e vá para Excluir a placa de base (Baseplate) .
- Inicie um novo projeto selecionando o modelo Baseplate .
Exclua a placa de base (Baseplate)
Os jogadores precisam cair em sua ruína se cometerem um erro, então você precisará remover a placa de base do projeto antes de construir seu obby.- Procure a janela do Explorer que lista todos os objetos em seu jogo. Você pode usá-lo para selecionar e trabalhar com peças, mesmo se não puder vê-las na janela do editor do jogo.Se a janela do Explorer não estiver visível, selecione a guia Exibir e clique no botão Explorer .
- Clique na pequena seta ao lado de Espaço de trabalho para expandir a árvore.
- Clique em Baseplate para selecioná-lo.
- Pressione Deleteno teclado.
Crie um ponto de partida
No Roblox, um SpawnLocation marca onde um jogador aparece no mundo no início do jogo ou após o reinício. Você precisará criar um para que os jogadores tenham um lugar seguro para desovar em seu obby.- Na janela do Explorer, passe o mouse sobre a área de trabalho e clique no botão do círculo
.
- Percorra a lista suspensa até encontrar SpawnLocation e clique nele.

Movendo a câmera
Agora que você tem um objeto em seu jogo, mova a câmera para obter uma visão melhor.Ao controle | Açao |
---|---|
W A S D | Mova a câmera |
Q E | Mova para cima e para baixo |
Shift | Alterar a velocidade da câmera |
Botão direito do mouse | Vire a câmera |
Botão do meio do mouse | Câmera panorâmica |
Roda de rolagem do mouse | Câmera com zoom |
F | Focar a câmera na parte selecionada |
Se a câmera não se mover, clique dentro da janela do editor do jogo.