Como descobrir uma música cantando ou solfejando as notas
Sabe quando vem uma música na cabeça, uma música que você ouviu na rádio, ou na televisão e você gostaria muito de ouvi-la novamente? Porém você se esqueceu o nome da música ou o nome do artista que canta a música, você já procurou a música de todas as formas, porém não conseguiu encontra-la! E agora, o que fazer?
Saiba que seus problemas acabaram … rsrsrsr …. existe uma forma de você encontrar a música apenas cantarolando ou solfejando uma parte dela.
Depois que você treinar cantar o solfejar o trecho da música, acesse o site Midomi, ligue o microfone, e solte a voz …. cante ou solfeje o trecho da música. O sistema Midomi ira se encarregar de encontrar as músicas que estão mais próximas daquilo que você cantou ou solfejou.
Solfejo: é arte de cantar os sons em forma de notas musicais dentro de sua afinação ou seja sua altura.
Como funciona o Midomi
O Midomi tem um catalogo com milhões de música. Quando você canta um trecho da música, o sistema pega esse trecho e compara com as músicas que estão em sua base de dados.
Para melhores resultados
- Tente cantar ou solfejar o trecho da música que você mais conhece e de forma mais próxima possível do original
- Mantenha a barra de volume no verde
- Grave a melodia durante 10 segundos ou mais
- Evite ruídos de fundo
Não conseguiu encontrar a música desejada no Midomi?
As causas possíveis são:
- A música ainda não está catalogada
- Você precisa treinar mais … rsrs
Olá! Sou Fábio Bmed — fundador da Metapax, consultoria estratégica de posicionamento e crescimento para negócios, e criador da MapexMind, um método de neuropsicologia aplicada voltado à compreensão prática da mente humana. Também sou o criador do blog FabioBmed.com.br.
Desde 2006 trabalho com tecnologia, marketing digital e análise de sistemas complexos. Mas os sistemas que mais me fascinam hoje são os que carregamos dentro da cabeça.
Estou entrando na psicologia, com foco em neuropsicologia — a ciência que explica por que você pensa, decide e se comporta do jeito que faz. Essa transição não é um desvio de rota: é a evolução natural de quem passou décadas entendendo como sistemas funcionam — e percebeu que o mais complexo de todos ainda estava por ser mapeado.
Ao longo dessa trajetória, criei dois projetos que sintetizam essa visão.
A Metapax nasceu da percepção de que negócios não crescem por acaso. Crescem quando existe uma estrutura clara de autoridade, presença e experiência do cliente. Depois de mais de duas décadas liderando operações digitais e analisando padrões de crescimento empresarial, transformei esse entendimento no Método APA — Autoridade, Presença e Atendimento — aplicado a empresas e profissionais que querem crescer com previsibilidade e posicionamento sólido.
Já a MapexMind surgiu de outro tipo de investigação: entender a arquitetura da mente humana. O projeto aplica neuropsicologia à vida real para ajudar pessoas a compreenderem padrões emocionais, cognitivos e comportamentais — próprios ou de quem amam — traduzindo conceitos complexos em clareza prática e utilizável.
No fundo, os dois projetos partem da mesma pergunta:
Como sistemas funcionam por trás da superfície?
Negócios, comportamento, decisões, relações humanas, tecnologia, marketing e mente — tudo aqui é analisado pelo mesmo prisma: estrutura, padrões e a ciência por trás de como as coisas realmente funcionam.
Este blog é o ponto de encontro dessas áreas. Um espaço onde tecnologia, psicologia, neurociência, comportamento humano, marketing e filosofia prática deixam de ser assuntos separados e passam a conversar entre si.
Publicação Criada em: novembro 24, 2012
Atualizado em: janeiro 10, 2025 9:01 pm
Atualizado em: março 17, 2025 2:21 pm


