Como proteger meu site contra cópias

Como proteger seu site contra cópias
Como proteger seu site contra cópias

Para entender esse assunto vou dividir as paginas em duas categorias: Dinâmicas e Estáticas

  • Páginas Dinâmicas: Sites que usam algum tipo de linguagem dinâmica como PHP, .NET entre outras.
  • Páginas Estáticas: Paginas que são feitas apenas utilizando HTML e CSS.

Páginas Estáticas

São construídas utilizando somente a linguagem HTML (com CSS ou Java Script). Essas páginas ficam armazenadas no servidor e quando um internauta chama a página um solicitação é feita ao servidor onde está hospedada a página e o mesmo entrega a página possibilitando o seu browser ler o html, css, os textos e as imagens apresentando o conteúdo ao internauta.

Bloquear paginas estáticas impedindo que elas sejam copiadas não é possível pois qualquer programador mais experiente consegue copiar o conteúdo da página, o pode ser feito é dificultar que a página seja copiada, inserindo alguns comandos na página, como por exemplo: desabilitar o botão direito do mouse.

Se você desejar baixe o programa HTML Guard, este programa tem a missão de proteger seu site contra cópias não-autorizadas. Ele criptografa o código HTML, desabilita o botão direito do mouse e a seleção de texto e não permite impressão da página por meio do browser. A visualização do site não é alterada e você tem seu código protegido contra bisbilhoteiros.

Baixar HTML Guard

Veja alguns Sites com códigos que permitem dificultar a cópia do seu site.

Páginas dinâmicas

Páginas Dinâmicas com código em PHP por exemplo funcionam da seguinte forma: O programador monta o site em PHP, as arquivos PHP do site são publicados no servidor. Quando um internauta solicita a página, o servidor processa o PHP e entrega o código já processado em HTML, Isso acontece porque o PHP é processado no servidor e não no Browser da máquina do internauta. Nesse caso os arquivo em PHP (codigo fonte) praticamente não podem ser copiados (a não ser que o bisbilhoreito tenha sua senha de FTP ..rsrs) porém o resultado final (que é o resultado do código PHP processado) pode ser copiado, nesse caso utilize as proteções mostradas acima em Páginas Estáticas.

Mesmo assim, caso você queira proteger seus arquivos PHP utilize o PHTML Encoder, ou seja, mesmo que alguém consiga acessar seu código, terá a difícil tarefa de decodificá-lo.

PHTML Encoder permite que você codifique seus scripts antes de distribuí-los. A conversão pode ser realizada por linha de comando ou por intermédio de uma interface gráfica, e ainda é possível utilizar coringas para converter todos os seus projetos facilmente.

 1,251 Total Visualizações,  1 Visualizações Hoje

4 comentários

  1. Olá Fabio Bmed, tudo bem?
    Gostaria de agradecer imensamente pelo programa que disponibilizou para downloads, o programa que protege SITES contra cópias. Já baixei e já instalei. Espero que funcione no meu Windows 7 – 64bits. Amigo, o meu BLOGGER ficou maluco de uma hora pra outra. Estava direcionando a pesquisa interna para um outro SITE. Fiquei doido, maluco. Ai entrei no meu TEMPLATE e verifiquei que “um marginal” entrou, copiou meu template e implantou uma URL. Já resolvi, graças a Deus. Fico-lhe grato, meu amigo pela ajuda. Estou confiando no seu Programa. Desejo-lhe que Deus dê a você “muito sucesso na sua vida profissional” e também lhe proporcione longos anos de vida e felicidade. Um abraço forte.
    APLIMA®

  2. fabio, tem algum modo em que quando a pessoa clica control+u o codigo apareça criptografado, nao necessariamente que meu arquivo no meu servidor esteja criptografado, mas sim do tipo “onload” scramble ou criptografa tudo…??? e tambem que nao seja em zend e nem ioncube?????
    talvez tenha isso de modo javascript…..

    outra coisa vc poderia compartilhar comigo como qual o plugin ou metodo que seu site carrega??? ele parece um preload, gostei de mais!!!!

    1. Olá Willian,
      Um tempo atras procurei algo nessa linha, mas não encontrei nada.

      COm relação ao carregamento do site, é um template que comprei no themforest. O carregamento do thema é controlado pelo um script JS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.