BPMN – Business Process Model and Notation

BPMN - Business Process Model and Notation

Um breve definição de sobre BPMN.

processos de negocio

BPMN - Business Process Model and Notation ou Notação de Modelagem de Processos de Negócio é uma notação da metodologia de gerenciamento de processos de negócio e trata-se de uma série de ícones padrões para o desenho de processos, o que facilita o entendimento do usuário. A modelagem é uma etapa importante da automação pois é nela que os processos são descobertos e desenhados. É nela também que pode ser feita alguma alteração no percurso do processo visando a sua otimização. A notação também pode ser utilizada para a modelagem de Arquitetura de Processos.

Ferramentas BPMN

Existem várias ferramentas que foram criadas para dar apoio ao modelagem utilizando BPMN, nesse tópico vou destacar duas principais ferramentas que costumo utilizar:

Bizagi Model

BIZAGI MODELER BPMN e um software baseado em 100% BPMN e que possibilita criar processos de negócios completos. A grande vantagem do Bizagi Modeler é que a partir dele você pode a transforme seus mapas de processos em aplicativos de processo sem utilizar programação através da integração com o BIZAGI STUDIO ou BIZAGI ENGINE.

Heflo

HEFLO BPM é uma plataforma em nuvem para gerenciamento de processos de negócios. Com HEFLO BPM é possível gerar documentação elegante e completa de processos de negócios.

Profissionais que podem e devem utilizar da notação BPMN

Analistas de Processos

Analisa e define métodos e processos de trabalho, estuda tempos e parâmetros, mapeia fluxo das atividades e identifica falhas, a fim estabelecer estratégias para solução de problemas e propor melhoria contínua dos processos.

Analistas de Negócios

Analisa demanda e necessidades dos clientes, levanta requisitos, define escopo e avalia os processos de negócios. Estuda tendências, concorrência e mercado na busca das melhores oportunidades de negócio alinhado a estratégia da empresa.

Analista de Requisitos

É responsável pela análise do problema dos usuários e stakeholders, pela definição das necessidades dos mesmos, das características funcionais e não funcionais do sistema, pela identificação, organização, documentação e gerência das mudanças nos requisitos.

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