Home » Livros » “Sonho Grande” Biografia sobre Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira e como se tornaram os homens mais ricos do mundo.

“Sonho Grande” Biografia sobre Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira e como se tornaram os homens mais ricos do mundo.

Sonho Grande, escrito por Cristiane Correa fala sobre a trajetória de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, o caminho que percorreram até entrarem para lista dos homens mais ricos do mundo. A biografia se inicia relatando a infância de Jorge Paulo Lemann, sua experiência em estudar em Harvard, a construção dos seus valores, seus amigos, suas primeiras experiências no mercado de trabalho, as primeiras aquisições, o Garantia, o triunvirato (Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira), os PSDs, o estilo polêmico de Gestão baseado na Meritocracia, e o inicio da realização do sonho grande com a compra da cervejaria Brahma que se tornaria mais tarde a maior cervejaria do planeta, a AB Inbev.

sonho grande

Jorge Paulo Lemann nasceu no Rio de Janeiro em 1939. Filho de pais Suecos, JPL tinha dupla cidadania (Brasileira e Sueca). JPL teve uma boa infância, sua família era do ramo de queijos e laticínios, seu pai fundou a empresa Leco que mais tarde foi vendida para Hélio e Walter, fundador do Unibanco. As boas condições da família permitiram a JPL estudar nas melhores escolas do Rio de Janeiro daquela época, e a conquistar fluência no idioma inglês, algo fundamental que contribuiu para sua admissão em Harvard. Ainda na sua infância, JPL foi apresentado ao tênis, esporte que o acompanha até os dias de hoje, e que ao longo de sua vida, junto com a prática da pesca, ajudou a se aproximar dos homens que mais tarde formaria o triunvirato.

Após concluir o que chamamos hoje de ensino médio, JPL se inscreveu no curso de Economia em Harvard. A experiência em Harvard fez com que ele aprendesse três coisas importantes que mudariam o rumo de sua vida.

1° JPL aprendeu a sonhar grande. “-O trabalho que você tem para sonhar pequeno é o mesmo para sonhar grande, portanto, se tiver que sonhar, sonhe grande”.

2° JPL aprendeu a escolher gente boa. “-Harvard tem muitas pessoas geniais, excelência para todo o lado …isso me influenciou sobre em como passei a escolher gente”.

3° JPL aprendeu a ter foco e criou um método próprio para alcançar resultados. “- O simples é sempre melhor do que o complicado”.

Após se formar e Harvard, JPL passou por algumas empresas, e com muito trabalho conseguiu levantar um capital. Ainda nessa época desejava adquirir um negócio próprio que o possibilita-se aplicar seu estilo próprio de gestão:  Cultura da Meritocracia, sistema de Partnership, multiplicar para depois dividir, dividir para crescer. “- Gente boa, trabalhando junto, faz a firma grande”. Esse estilo foi repetido pragmaticamente ao decorrer de sua vida em todos os negócios que passaram por suas mãos.

Em 1971, um grupo bancado pelo ex-deputado federal e dono do Banco Operador, Adolfo Gentil, compra uma correta chamada Garantia. JPL era um dos sócios do grupo. Com o passar dos anos JPL foi comprando as ações de Gentil, até que chega o momento em que Gentil sai do Garantia para tocar outros negócios. No Garantia JPL se sentiu a vontade para aplicar seu modelo de gestão.

Ao longo de sua trajetória no Garantia, JPL aplica os três modelos que aprendeu em Harvard: Sonhar grande, escolher gente boa, e manter o foco. Para alcançar grandes resultados, JPL visita o banco Goldman Saches para conhecer e copiar o modelo de gestão banco. Observar e adota a cultura da Meritocracia. Todo esse conhecimento adquirido foi aplicado no Garantia e os resultados foram surpreendentes.

O sucesso do Garantia o sucesso isolado de apenas uma pessoa, e sim o resultado do trabalho de todos os sócios e colaboradores que acreditaram na visão de JPL e que trabalham muito para que esse sonho fosse realizado. Entre todos os sócios se destacaram dois: Marcel Telles e Beto Sicupira. JPL encontrou neles os ingredientes perfeitos para formar o triunvirato.

  • Jorge Paulo Lemann como estrategista;
  • Marcel Telles como chefe da mesa;
  • Beto Sicupira como homem dos novos negócios.

Eles nunca mudaram essa posição, eles sempre respeitavam os seus espaços.

Desde sua aquisição, o Garantia fez centenas de milionários e ajudou a revelar muita gente boa. Após 25 anos, em 09 de Junho de 1998, o banco Garantia foi vendido para o Credit Suisse First Boston por 675 milhões de dólares.

Em 1982, ainda no controle do Garantia, Jorge, Beto e Marcel compram as Lojas Americanas (1982), a Cervejaria Brahma (1989) e fundaram a GP investimentos (1993), uma empresa de Private Equity (capital privado para investimento em empresas já estabelecidas). A ideia da GP Investimentos era comprar várias empresas em dificuldades, melhorar os resultados e revende-las anos depois por um valor mais alto. Jorge, Beto e Marcel logo perceberam que era preciso reavaliar seu envolvimento em muitos negócios, e avaliaram que a melhor opção era manter o foco e investir no ramo de cervejarias.

Em 1999 Jorge, Beto e Marcel realizaram aquisições importantespara se estabelecer com lideres no ramo cervejeiro. A primeira delas foi a compra da cervejaria Antártica em 1999, formando a Ambev. Após a compra da Antartica realizam mais dois passos importantes: a venda da Ambev para Interbrew formando a Inbev (ao decorrer dos anos Jorge, Beto e Marcel compraram ações da Interbrew, se tornando os maiores acionistas); e em 2008 a realizaram a aquisição da americana Anheuser-Bush, formando a partir dessa aquisição a Ab InBev, maior cervejaria do planeta.

Em 2017 Jorge, Beto e Marcel eram os maiores acionistas de grandes empresas como Ab Inbev, Lojas Americanas (B2W), Burger King, Heinz, entre outras. Juntas essas empresas valem mais de 160 bilhões de dólares. Segundo a revista Forbes, Jorge Paulo Lemann se tornou um dos homens mais ricos do Brasil, da Suíça e do mundo. Segundo pessoas próximas a Jorge Paulo Lemann, a reação dele ao ser indagado sobre como é ser um dos homens mais ricos do mundo é diz: “- Quando Sam Walton aparecia nas listas das pessoas mais ricas do mundo, a gente perguntava o que ele achava e ele respondia que as listas não mudavam nada, porque tudo era papel. Ele falava que as coisas realmente importantes eram outras. Eu acho a mesma coisa”.

Ao decorrer de sua vida, Jorge Paulo Lemann sempre procurou estar próximo de pessoas que considerava importantes para aprender, foi amigo próximo de personalidades como Sam Walton, Jim Collins, Warren Buffet, FHC.

Atualmente, Jorge, Beto e Marcel, alem de comandar os grupos empresarias, se dedicam a vários projetos como: Projeto Ismart, Endeavor, Insper, Fundação Estudar, Fundação Brava, Fundação Lemann.

Sonho Grande / Cristiane Correa; Rio de Janeiro: Sextante, 2013. 264 – ISBN 978-85-7542-910-5

Fabio Bmed

Total Views: 156 ,

Deixe uma resposta