Home » Empreendedorismo » Significado de CEO

Significado de CEO

CEO

CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em Português. CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. É o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa.

Não são todas as empresas que possuem uma pessoa no cargo de CEO. No geral, todas possuem um Diretor Geral, porém a função de CEO é mais utilizada em grandes empresas multinacionais, onde é necessário uma pessoa com habilidade e competência para estar à frente da organização como um todo.

Dependendo da empresa, o CEO pode ser também o Presidente do Conselho de Administração (em inglês Chairman of the Board). Neste caso, é nomeada uma pessoa para a função de Diretor de Operações (em Inglês, COO – Chief Operating Officer).

Geralmente o CEO é nomeado de acordo com o seu reconhecimento no mercado de atuação da empresa. Um CEO mundialmente conhecido foi Steve Jobs, responsável por lançar no mercado os inovadores produtos da empresa Apple. No caso da famosa empresa Google, Larry Page assume a função de CEO, sendo responsável pela estratégia tecnológica e desenvolvimento de novos produtos da empresa.

O termo CEO é um estrangeirismo cada vez mais utilizado em comunicações empresariais. Foi introduzido com a globalização e com a necessidade de um responsável pelas estratégias e visão das grandes empresas no mercado internacional.

Existem diversas siglas inglesas para designar os diretores dos diferentes setores de uma empresa. São chamadas de “CxO” (C de Chief e O de Officer), em que o x é a designação da função, por exemplo, “Chief Financial Officer” (CFO – Diretor Financeiro) e “Chief Operating Officer” (COO – Diretor de Operações).

Veja os significados de outros termos CxO

CFO (Chief Financial Officer)

Diretor financeiro, é o profissional que comanda a administração e planejamento financeiro da empresa.

CIO (Chief Information Officer)

Diretor de Tecnologia da Informação, fica responsável por toda a informática de uma empresa.

CMO (Chief Marketing Officer)

Diretor de Marketing, coordena e administra todas as ações de Marketing da companhia.

COO (Chief Operating Officer)

Diretor de Operações, é o braço direito do CEO e responsável por cuidar de perto do negócio da empresa.

CTO (Chief Technical Officer)

Diretor técnico, mais presente em empresas de TI e indústrias, dirige ações de cunho tecnológico e/ou científico.

CPO (Chief Product Officer)

Diretor de produtos, comanda as atividades relacionadas aos produtos da organização, como concepção, projeto e produção.

CHRO (Chief Human Resources Officer)

Diretor de Recursos Humanos, é o profissional que dirige as ações voltadas à gestão de pessoas e, muitas vezes, à comunicação interna da corporação.

CCO (Chief Communications Officer)

Diretor de Comunicação, é o líder de comunicação corporativa e responsável pelas relações da empresa com a imprensa, os clientes e a comunidade.

CLO (Chief Legal Officer)

Diretor jurídico, é o responsável por proteger legalmente a empresa e deve garantir que as estratégias da companhia atendam as questões jurídicas.

CKO (Chief Knowledge Officer)

Diretor de Conhecimento, deve gerir o capital intelectual da organização e o conhecimento dos profissionais em relação ao negócio.

 

Total Views: 756 ,

Deixe uma resposta