Como identificar uma Oportunidade

[caption id="attachment_1976" align="alignnone" width="558"]oportunidade oportunidade[/caption] Idéias nem sempre são oportunidades. Como descobrir se uma ideia é uma oportunidade? Uma oportunidade é uma ideia que está vinculada a um produto ou serviço que gera valor ao consumidor, ela é nova e atende a uma demanda específica, a um nicho de mercado, é atrativa e gera lucros, ela surge em um momento oportuno e certo. Pode ser que outras pessoas tenham a mesma ideia que a sua, mas isso não faz diferença, a diferença é em como você irá desenvolver essa idéia, de como você irá tratá-la, de como você ira transformá-la em um produto ou serviço que seja ideal para o momento. Por exemplo: Facebook. Quando Mike Zuckeberg iniciou a programação da rede social Facebook, já existia outras redes sociais ativas. A diferença foi em como ele desenvolveu e tratou essa ideia. Foi isso que fez com que a ideia adquirisse o sucesso. Outros Exemplos João abriu uma mercearia e deu certo, Francisco também abriu uma mercearia, mas depois de 02 anos a mercearia faliu. Os dois abriram mercearia, porém somente João deu certo! A diferença entre os dois é que João soube trabalhar a idéia, sobre empreender, já Francisco está na lista dos "Empreendedores por Necessidade". Morei em um bairro chamado Jardim Dom José no período de 2004 à 2011. Quando mudei para esse bairro, lembro que a padaria mais próxima ficava a uns 07 minutos a pé. Por volta de 2006, em uma esquina próxima de casa, abriram uma padaria, fiquei muito feliz com essa novidade, afinal não precisava ir tão longe para comprar pão quentinho. Não demorou muito para eu me decepcionar, a falta de opções, a qualidade dos produtos e o ambiente fizeram com que eu parasse de comprar naquele local. Antes da padaria fechar definitivamente ainda fiz algumas visitas e observei que a padaria estava jogada e o clima entre os funcionário não era dos melhores, a padaria estava jogada, maltratada. Tive a oportunidade de conversar com o dono e ele disse somente isso: "Não deu certo". Enfim, a padaria foi passada para frente. Outra rede de padarias assumiu o local e logo de inicio reformaram completamente o local. Quando visitei a nova padaria pensei: "Agora sim, isso é uma padaria". A nova padaria esta de vento em polpa, sempre com cliente sem perder a qualidade. Essa nova padaria já era a quarta da rede. Enquanto uns não conseguem manter apenas uma padaria, outros já conseguem abrir várias padarias de sucesso.

Loading