Como fazer minha loja virtual vender

Esse post é continuação da post "Qual melhor sistema de Loja Virtual E-Commerce". Nesse post estaremos falando sobre as vendas. De acordo com o site EcommerceBrasil, existem atualmente 23 mil lojas virtuais no Brasil. Dessas, apenas 30% estão ativas, ou seja, investem em divulgação e realizam pelo menos dez vendas por mês, e desses 30% somente uns 20% realizam vendas diárias, são as lojas que realmente vendem muito. Estima-se que esse número de lojas virtuais alcance 45.000 até o final de 2014, mantendo-se a proporção de 30% ativas. As outras 70% estão no ar, mas foram “abandonadas”, ou seja, não investem e consequentemente não vendem. O principal motivo pelo qual tantas lojas são criadas mas poucas dão certo, é que a barreira de entrada no mercado é muito baixa, ou seja, com menos de R$ 50,00 por mês é possível abrir uma loja virtual e muitos montam uma loja virtual sem conhecimento e planejamento. Recentemente eu publiquei um post "Empreendedorismo por Necessidade X Empreendedorismo por Oportunidade" que mostra porque muitos negócios, inclusive os Online, não dão certo. Não importa qual seja o negócio em que você está investindo, geralmente as pessoas que tem sucesso sabem o que querem, sabem o que estão fazendo. São pessoas que planejam previamente, fazem pesquisa de mercado, estudam e fazem treinamentos para encarar o mercado. Todas as ações são pensadas antecipadamente. Trabalham com metas definidas, e já tem estimativa de ganhos e lucros presumidos.

Como fazer minha loja virtual vender

Abaixo alguns requisitos para que você tenham sucesso com sua loja virtual:
  • Planejamento
  • Investimento em conhecimento
  • Investimento em Tecnologia adequada ao tipo de comércio
  • Investimento em Marketing Digital (englobando tudo, SEO, Social Media…)
  • Investimento em consultorias
  • Remuneração correta para funcionários
  • Investimento em atualização de conhecimentos dos funcionários
  • Conhecimento de Estoque, logística, atendimento e outros

Planejamento

O Planejamento possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, é o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. Com planejamento você terá condições de avaliar e direcionar o futuro do seu negócio.

Investimento em conhecimento

Conhecimento não tem preço, para sobreviver nesse mercado cada vez mais competitivo  é necessário estar constantemente investindo em aprendizado, e conhecimento. Conhecimento de novas tecnologias, de mercados, de produto, etc.

Investimento em Tecnologia adequada ao tipo de comércio

Outro ponto muito interessante e importante é a tecnologia. Invista para ter uma loja virtual com Layout agradável, de Fácil navegabilidade, Rápido acesso (um bom servidor), segurança (pelo menos o certificado SSL), variadas formas de pagamento. Não fique procurando apenas o mais barato, invista no seu ecommerce, pois ele é a sua vitrine.

Investimento em Marketing Digital (englobando tudo, SEO, Social Media…)

Você faz o planejamento, escolhe um excelente sistema, monta uma super loja virtual e pronto! Nada disso, agora você precisa divulgar. Investimento em Marketing é que vai fazer sua loja ter visibilidade na internet, você precisa mostrar que ela existe. Invista em SEO, Social Media, Email Marketing, Links Patrocinados.

Investimento em consultorias

Consultorias para avaliar o negócios, como está o andamento do negócios, encontrar novos caminhos para crescer ainda mais .

Investimento em Atendimento

Um dos fatores que contribuem para o sucesso do seu ecommerce é o atendimento. Não adianta nada você ter preço mas não ter atendimento. Invista no atendimento, um funcionário tratado de forma correta irá atender bem os clientes, e isso irá refletir diretamente no sucesso se seu ecommerce. Atualmente com tantos golpes, as pessoas ainda se sentem inseguras em realizar compras online. Coloque um telefone fixo na loja, deixe sempre alguém para atender, seja rápido no atendimento, o cliente do outro lado precisa saber que a loja existe de verdade. Resposta rápido os emails.

Investimento em atualização de conhecimentos dos funcionários

Sim, investir nos fucionários. Eles precisam conhecer o produtos, as tendências, conhecer de técnicas de vendas. Isso faz um diferença enorme. Como você pode ver acima, não é somente montar uma loja virtual e sair vendendo, mesmo que você tenha um excelente produto nas mãos, se não seguir os passos acima dificilmente terá sucesso no seu novo negócio. Fabio Bmed é Analista de Sistemas. Desde 2006 trabalha com E-commerce. Hoje presta consultoria para empresas e gerencia algumas Lojas Virtuais. Se você precisa de serviços de Loja Virtual entre em contato comigo através do formulário de contato.

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